Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Uma fatia significativa dos empresários da indústria no Brasil ainda desconhece o programa federal de crédito destinado para negócios de pequeno e médio portes, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (30).
Segundo levantamento do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo) realizado pelo Instituto Datafolha, quatro em cada 10 empresários do setor afirmaram desconhecer o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), criado durante a pandemia e que está numa nova fase.
“40% nunca ouviram falar do Pronampe”, diz o estudo, que revelou ainda que apenas 16% dos respondentes se sentem bem informados sobre o programa. O dado ilustra o desafio de irrigar com crédito os negócios de menor porte, responsáveis pela geração de mais de 70% dos empregos com carteira assinada no país em 12 meses até julho.
Criado em 2020 como uma linha emergencial para pequenos e médios negócios, o Pronampe atendeu num primeiro momento cerca de 750 mil empresas, com valor total de R$ 200 bilhões.
Na nova etapa iniciada em 25 de julho, os bancos envolvidos no programa já emprestaram R$ 20,3 bilhões em crédito para mais de 221 mil empresas do país, a maior parte desse montante por meio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Na pesquisa contratada pelo Simpi, 30% dos entrevistados de pequenas indústrias citaram a dificuldade de acesso a crédito como a principal dificuldade para abrir um negócio, superando com folga fatores como burocracia (16%) e impostos (3%).
O levantamento, feito entre julho e agosto, também apontou que 46% dos pequenos industriais revelaram terem tido capital de giro insuficiente para manter o negócio.
Fonte R7 Notícias