Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os resultados dos investimentos da Prefeitura de Barueri na criação de empregos, formação de mão de obra, acolhimento da população mais vulnerável, inovação tecnológica, além do cuidado com a saúde financeira do município foram mais uma vez reconhecidos. Barueri é a primeira colocada em todo o Brasil no Ranking de Competitividade de 2022, pelo terceiro ano consecutivo. Os dados foram divulgados nesta semana.
A partir de vários critérios de classificação, Barueri ficou em primeiro lugar no ranking geral, situando-se na ponta em “Sustentabilidade Fiscal”, “Inovação e Dinamismo Econômico” e “Inserção Econômica”, assim como está bem-posicionado em “Acesso à Educação”, “Capital Humano” (qualificação profissional) e “Acesso à Saúde”. Para consultar a íntegra do estudo clique AQUI.
No que diz respeito à Sustentabilidade Fiscal, Barueri assumiu a liderança. “O município apresentou significativa melhora e tem seu melhor desempenho relativo em despesa com pessoal (subiu 22 posições e ocupa a 4ª colocação), junto ao seu expressivo e maior avanço em taxa de investimento (subiu 59 posições e ocupa a 9ª colocação)”, afirma o relatório.
O secretário de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict) da Prefeitura de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues, o Magoo, aponta as razões para o Município ficar à frente de grandes cidades, incluindo capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
“Liderar o ranking pela terceira vez consecutiva é motivo de muito orgulho para todos nós. Também sabemos que é a consequência do trabalho que a Administração Municipal de Barueri vem realizando nos últimos anos. Não por acaso os principais critérios que compõem a lista do estudo, que são inovação, educação, saúde, sustentabilidade financeira, além do bom funcionamento da máquina pública, são justamente os setores que o Município mais investe. Estamos no caminho certo e vamos continuar sempre trabalhando para criar oportunidades para nossa cidade e nossos moradores”, ressalta Magoo.
Sobre o ranking
De acordo com o relatório divulgado pelo ranking, “Barueri (SP) se destaca por ser nesta, e nas duas edições anteriores deste estudo, o município mais competitivo do país. O município, porém, agora é seguido por Florianópolis (SC) – o qual subiu uma posição e ultrapassou São Caetano do Sul (SP), antigo 2º colocado nas duas edições anteriores e que agora ocupa a 3ª colocação nesta edição.
Foram analisados 415 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. O estudo para a classificação no ranking foi realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), uma organização suprapartidária criada para engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos a fim de enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil, de acordo com a própria entidade.
“O Ranking de Competitividade dos Municípios tem como propósito alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país”, destaca o relatório do estudo. Ainda de acordo com o relatório, “como resultado, a terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos”.
Outros destaques
Entre os principais resultados do estudo do CLP constam ainda os rankings de Sustentabilidade, com performances positivas e pontos de atenção em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e as dimensões ESG, que significa em inglês “environmental” (ambiental), “social” (social) e “governance” (governança).
Neste ranking, Barueri também obtém destaque. É o primeiro colocado no que se refere a “Governança”, à frente de Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC) e São Paulo (SP). Esse item tem como indicadores, por exemplo, “erradicação da pobreza”, “saúde e bem-estar”, “educação de qualidade”, “igualdade de gênero”, “paz, justiça e instituições eficazes”.
Na classificação geral, Barueri fica em 3º lugar no ranking dos municípios em ESG, e em 4º no das ODS.
Fonte: Correio Paulista