Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Era uma vez, uma cidade chamada Osasco. Um dia, os alunos que lá moravam perceberam o quanto a história daquele lugar fazia parte de suas próprias vidas. Resolveram, então, escrever sobre a estação de trem, a Capelinha, as ruas com nomes italianos, as carrocinhas de “dogão”, reunindo tudo no livro “Osasco – A cidade da gente”.
A obra, com 80 páginas, ficou pronta e será lançada na sexta-feira, dia 24, na escola Profª Lucy Anna Carroso Latorre, com direito à sessão de autógrafos dos próprios estudantes às 13h30.
Osasco é um dos municípios escolhidos para ter sua história retratada por seus alunos dentro da coleção “A cidade da gente”. Ao todo, 36 cidades de norte a sul do país, já ganharam – ou estão perto de receber – um livro ilustrado sobre os seus patrimônios, feito em parceria com professores e estudantes das escolas públicas locais, que assinam como coautores das obras.
Neste ano, a coleção é finalista do Prêmio Jabuti, na categoria “Fomento à leitura”. O projeto contou com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e o patrocinado da empresa Lwart Soluções Ambientais, por meio do Proac, uma Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
As escolas estaduais participantes foram a Vicente Peixoto, Jardim Santa Maria, a Lucy Anna Carrozo Latorre, a Educador Paulo Freire, a Júlia Lopes de Almeida e a José Liberatti.
Todas elas incentivaram a visita dos alunos a pontos culturais e conhecidos do município, como a estação de trem, por exemplo. Lá, a garotada descobriu que a ferrovia foi construída nas terras da fazenda de Antônio Agù, o fundador do primeiro povoado no local, que batizou o lugar com o nome da sua cidade natal na Itália: Osasco, na região de Piemonte.