Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O projeto cultural Arte Urbana em Barueri teve início com a realização de uma oficina pedagógica para professores da rede pública de educação. A iniciativa cultural promove o estudo da arte e a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas.
Os participantes são alunos das escolas, que recebem a ajuda de grafiteiros locais para criarem as obras, inspiradas no tema do consumo consciente da água. O resultado dos trabalhos é revelado na exposição Arte Urbana.
O Arte Urbana é uma realização da Flamingo Comunicação com patrocínio da Ecolab, por meio do programa de fomento paulista ProAC ICMS da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com o apoio da Diretoria de Ensino da Região de Itapevi.
A partir de agora, as escolas participantes, por meio de seus professores capacitados na oficina, disseminam o conhecimento sobre História da Arte e também sobre o consumo consciente da água em sala de aula e estimulam seus alunos, estudantes do Fundamental II na faixa etária entre 11 e 14 anos, a criarem desenhos sobre o tema.
Comissão julgadora e voto popular indicam as escolas com melhores ilustrações que ganham o Dia do Grafite, com workshop e pintura dos muros. A ação é acompanhada e orientada por artista profissional da arte do grafite. As ilustrações e as obras grafitadas nos muros são reunidas e apresentadas na exposição Arte Urbana, que percorre as cidades participantes.
“Discutir a educação ambiental alertando sobre o consumo consciente da água é o foco do Arte Urbana. Ao aliarmos isso ao conhecimento e à prática da arte do grafite temos o ponto alto do projeto, pois a expressão cultural já comprovou ser motivadora da participação e aprendizagem dos jovens alunos”, avalia Allan de Amorim, coordenador do Arte Urbana.