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Repórter: Sig Eikmeier
Reclamações sobre compras feitas pela internet crescem 536% em 2021, na comparação com 2019.
No ano passado o Procon de São Paulo recebeu 498 mil 877 queixas, ante as 78 mil 419 feitas no último ano antes do início da pandemia.
As principais delas foram sobre atrasos ou produtos que deixaram de ser entregues, seguidas de cobranças indevidas.
O diretor-executivo do Procon de São Paulo, Guilherme Farid, atribui o crescimento das queixas à mudança de hábitos de compra dos consumidores em razão da pandemia.
De acordo com ele, os estabelecimentos comerciais tiveram que fechar as portas da noite para o dia e migrar para o atendimento virtual, sem ter tempo de se preparar.
Por outro lado, também foram feitas reclamações sobre vendas feitas por sites ou perfis de redes sociais falsos.
É importante o consumidor sempre ficar atento. E para que as pessoas possam tirar dúvidas e reclamar caso tenham algum problema, o Procon criou o Selo Empresa Verificada.
Basta consultar se ela está cadastrada no Sistema Procon-SP Digital.