Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Reportagem: Milena Abreu
O Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística vai divulgar, pela primeira vez, dados sobre orientação sexual da população do nosso país.
Os dados serão publicados no dia 25 de maio.
Segundo o IBGE, eles foram obtidos na Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019, em parceria com o Ministério da Saúde.
Essa é uma pesquisa que envolve temas relacionados à saúde da população e aos impactos nos serviços de saúde do País.
Além de 2019, ela também foi realizada em 2013. De acordo com o Instituto, a pergunta sobre orientação sexual das pessoas com idade igual ou superior a 18 anos só foi feita na edição mais recente do levantamento.
Recentemente, o Ministério Público Federal questionou, na Justiça, a falta de perguntas sobre o tema no Censo que será feito esse ano.
O IBGE esclareceu que, o levantamento, realizado de 10 em 10 anos, não é uma pesquisa adequada para sondagem ou investigação de identidade de gênero e orientação sexual, já que metodologia de captação das informações do Censo permite que um morador possa responder por ele e pelos demais residentes do domicílio.
Como a informação sobre orientação sexual tem caráter sensível e privado, ela só pode ser dada pela própria pessoa, não por terceiros.