Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Governo do Estado de São Paulo fará um investimento de cerca de R$ 330 milhões em novas etapas de programas de revitalização de rios, córregos e ribeirões na capital e em 150 municípios paulistas.
O pacote vai ampliar a resiliência hídrica do Estado, com aumento da capacidade de absorção das fortes chuvas, contribuindo para o enfrentamento a enchentes, além de promover a melhoria dos cursos d’água com a retirada de sedimentos e sujeira.
Os anúncios ocorreram nesta quarta-feira (5 de junho), no Palácio dos Bandeirantes, em evento especial do Dia Mundial do Meio Ambiente. O investimento será feito pelo DAEE, órgão regulador de recursos hídricos do Estado.
Além do pacote de novidades anunciado neste Dia do Meio Ambiente, o programa IntegraTietê tem outras ações em andamento ao longo de 108,4 km do rio Tietê na capital e Grande SP, num investimento somado de R$ 325,3 milhões para desassoreamento.
Nos 41,2 km dos lotes 1 e 2 (marginal Tietê), entre a barragem da Penha, na divisa de São Paulo e Guarulhos, e a barragem Edgard de Souza, em Santana de Parnaíba, a previsão é que as máquinas retirem nos próximos 12 meses um total de 480 mil m³ de sedimentos e lixo, equivalentes a 34,3 mil caminhões basculantes.
Enfileirados, eles ocupariam uma distância de 343 km – ou uma viagem de ida e volta entre São Paulo e Piracicaba. Os trabalhos pela marginal Tietê incluem ainda a manutenção e operação das barragens Móvel e da Penha e de 12 conjuntos de piscininhas (pôlderes) com 47 bombas ao todo, localizadas nas marginais do Rio Tietê.